USINA FOTOVOLTAICA DE PIRAPORA
USINA FOTOVOLTAICA DE PIRAPORA
Atuando em apoio às atividades de comissionamento, soluções técnicas de pendências, e, devido à excelência do trabalho desenvolvido, a MVPower se tornou uma indispensável parceira na finalização dos itens de punch list.
A usina fotovoltaica de Pirapora é a maior usina solar em operação na América Latina. Possui capacidade instalada de 400 MWp [1] e conta com mais de 1,2 milhões de painéis solares, de dimensão 1×2 metros, com potências nominais que variam de 315W a 330W cada.
As dimensões da usina são de impressionar. O complexo possui a dimensão de 800 hectares [1], e é formado por 11 áreas, chamadas “Piraporas”. Estas áreas são subdivididas em mais 7 ou 8 sub-áreas, nomeadas MV’s, que são compostas por 4 inversores cada, além de dois transformadores.
A usina foi construída pela EDF Nouvelles, uma empresa francesa de energia, em parceria com a Canadian Solar, que fabrica os módulos, em São Paulo [1]. O processo de construção foi gerenciado pela Biosar Brasil, que atualmente é responsável pela operação e manutenção do parque.
A MV Power surgiu devido à crescente demanda no setor de energia, com o intuito de impactar o mercado com soluções inovadoras.